Entenda por que sua cabeça dói quando você bebe algo gelado

No estudo os cientistas tentaram reproduzir essa dor instantânea na cabeça fazendo com que 13 participantes tomassem água gelada, enquanto seus cérebros eram monitorados por meio de um procedimento parecido com ultrassonografia.

Além de desvendar o motivo dessa dor súbita, os pesquisadores acreditam que esse estudo possa explicar e ajudar em pesquisas para solucionar outras doenças como enxaqueca .

Um estudo realizado pela Escola de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos, em parceria com a Universidade da Irlanda, na cidade de Gaway, desvendou o motivo de as pessoas terem uma dor de cabeça instantânea e passageira ao beberem algo gelado ou tomarem sorvete.

Reprodução

No estudo realizado com 13 participantes, os cientistas tentaram reproduzir essa dor instantânea na cabeça fazendo com que os participantes tomassem água gelada por um canudo enquanto seus cérebros eram monitorados por meio de um procedimento parecido com ultrassonografia.

Os exames mostraram que a artéria cerebral se abria o que aumentava o fluxo sanguíneo. Os autores do estudo explicam que assim como o nosso corpo, o cérebro necessita de uma temperatura adequada para funcionar corretamente, e quando tomamos algo gelado, a temperatura do céu da boca diminui, enviando a informação ao cérebro que algo está acontecendo e é necessário fazer alguma coisa.

Nesse momento, o cérebro envia uma mensagem para a artéria cerebral se dilatar fazendo com que o fluxo sanguíneo aumente e consequentemente passe uma quantidade maior de sangue em uma tentativa de aumentar sua temperatura. Quando a temperatura sobe, a dor de cabeça desaparece subitamente.

De acordo com pesquisador Jorge Serrador, da Escola de Medicina de Harvard, o cérebro possui alta sensibilidade sobre as mudanças de temperatura e devido a essa vasodilatação, a pressão aumenta resultando na dor que sentimos ao tomar ou comer algo gelado.

Além de desvendar o motivo dessa dor súbita, os pesquisadores acreditam que esse estudo possa explicar e ajudar em pesquisas para solucionar outras doenças como enxaqueca e desenvolver medicamentos que ajudem a prevenir  a dilatação de vasos sanguíneos que causam dores fortes que prejudica muitas pessoas.

Após ler esse texto, você já sabe o motivo daquela dorzinha incômoda repentina que acontece quando você bebe algo gelado de canudinho ou toma um sorvete: é o seu cérebro trabalhando.

Original: Diário da Biologia